Mapa do Site Busca Sites Úteis Serviços Contato Home Setores

 

 

 

Quantos sonhos você já teve, mas que nunca saíram do papel ou da sua cabeça? Quantas vezes desejou colocar em prática aquele projeto escrito há anos, mas o arquivo continua preso no computador? Possivelmente, em uma sala de reunião, você já sentiu muita vontade de expor sua ideia, mas preferiu calar-se. Logo em seguida o colega ao lado cita justamente aquilo que você havia pensado e todos acham aquela proposta bastante interessante.

E isso tem acontecido porque os pensamentos "não vou conseguir", "não vai dar certo", "que ideia ridícula", "isto não é para mim", "ele é mais inteligente" rondam a sua mente toda vez que você pensa em realizar algo diferente do que está acostumado a fazer.

Sair da zona de conforto e tentar algo novo não é fácil, pois o medo tem esse poder - paralisar as pessoas. E muitas vezes é isso que acontece.

Além do mais, não devemos confundir pessimismo com cautela. O primeiro faz com que não saiamos do lugar. O segundo nos prepara para um chute mais certeiro. Este texto não fala sobre a tão famosa Lei da Atração: "tenha pensamentos positivos e conseguirá tudo o que deseja".

Claro que é importante termos bons pensamentos sobre qualquer processo ou situação, mas isso é apenas o começo. Conheço inúmeras pessoas que têm muito mais pensamentos positivos do que negativos e nem sempre alcançam o que desejam.

A pretensão desse texto é abordar a ação e não o pensamento. Desta forma, cito um princípio que considero extremamente verdadeiro: "se não tentar, jamais saberá".

Se você tem conseguido alcançar o que deseja é porque tentou. As outras variáveis que contribuíram para o alcance do seu resultado como "estar preparado", "esforçar-se ao extremo", "ter persistência e determinação", "estudar continuamente", só puderam entrar em campo porque você deu o chute inicial - que foi o de tentar.

Experimente dar o primeiro passo em algum projeto, processo ou sonho específico que deseja ver concretizado. Com pequenas ações diárias você passa a conhecer sua força para realizar algo. Cada etapa finalizada é um propulsor de motivação para continuar caminhando ou mesmo um aviso para mudar algo que não está dando certo - e isso ocorre porque você adquire confiança em si próprio e mais conhecimento sobre o que deseja alcançar.

Há algum tempo assisti a um documentário sobre a escritora do Harry Porter, J.K Rowling. O seu manuscrito ficou guardado em uma caixa durante anos porque ela nunca teve coragem de mostrar a ninguém. Neste período viveu sérias dificuldades financeiras, trabalhando em vários lugares para sustentar a filha. Quando finalmente decide tirar o seu livro da caixa e partir para publicá-lo, tudo começa a mudar. No início recebe muitos "nãos", mas como havia decidido seguir em frente, nada e ninguém mais a impediu. A história final todos já sabem: seus livros, traduzidos para mais de 70 línguas, venderam cerca de 400 milhões de cópias. Os filmes são campeões de bilheteria e encantam adultos e crianças.

Não estou dizendo que todos que partirem para realizar os seus sonhos obterão fama e sucesso. Mas provavelmente serão pessoas e profissionais melhores, pois a satisfação de realizar algo importante para suas vidas as mantêm no foco e no caminho daquilo que realmente acreditam.

Portanto, dê o passo inicial para iniciar o que deseja.

Se você prefere fazer um pequeno plano de ação, faça, mas o tire do papel.
Se você precisa mudar um comportamento, comece com pequenas doses diárias.
Se você precisa de mais informação para entrar em ação, estude e treine bastante, mas coloque prazos em cada etapa.

Dê o primeiro chute e tente muitas jogadas. Em breve estará fazendo alguns gols.


Autora: Denise Moura (RH.com.br)

 


Rua Padre Bartolomeu Tadei, 500 - Jardim Santa Tereza - 13.311-020 - Itu/SP - clique aqui para ver o mapa

                                      Fone: (11) 4022-9494 - Fax: (11) 4022-9495
www.webcomarte.com.br
Copyright© - Prática Contábil Ltda. - Todos os direitos reservados