Mapa do Site Busca Sites Úteis Serviços Contato Home Setores

 

 

 

“Chorar é diminuir a profundidade da dor”
Henrique VI – W.Shakespeare

As causas "emocionais" para o choro são várias: para aliviar tensões e desabafar, porque somos empáticos, por compaixão, quando sentimos dor, para chamar a atenção e até mesmo por felicidade. Mas o certo é que não se conhecem exatamente as causas pelas quais o chorar desempenha esta função.

O choro pode ser não apenas a expressão de uma emoção, mas ainda uma defesa contra algumas emoções. Muitas pessoas desenvolvem um mecanismo de defesa onde o choro é o grande recurso. O ato de chorar tem a finalidade de diminuir as tensões, sempre que nos permitimos chorar nos sentimos aliviados e mais calmos. Chorar só traz benefícios ao organismo.

Mas há gente que chora demais ou que se deixam paralisar pelo choro. Como resposta a qualquer adversidade, recorrem às lágrimas e não param mais. Essa reação é muito semelhante àquela das pessoas que riem demais ou que brincam demais, mesmo nas situações mais impróprias. Pode ser uma defesa contra algo que não se quer ver, o choro tem um “poder” paralisador, enquanto se chora não se age.

Se chorar é se expor, muita gente prefere não chorar. No caso dos homens, prevalece ainda a educação machista, em que os meninos crescem ouvindo frases do tipo: "homem que é homem não chora".

As pessoas que solidificaram suas defesas, é possível que chorar seja algo quase impossível. Alguns homens - e mulheres também - precisaram construir, ao longo da vida, defesas muito grandes para suas emoções e acabam reprimindo suas lágrimas.

Essas pessoas em geral possuem uma personalidade aparentemente forte e resistente, como se nada pudesse atingi-las, mas em geral apresentam somatizações como pressão alta, úlcera e problemas renais.

Para que consigam descobrir e usufruir dos benefícios do choro, pessoas que não conseguem chorar muitas vezes precisam recorrer a ajuda psicológica. Através da psicoterapia descobrem que o choro é necessário e não é expressão de fragilidade. Quanto mais assumimos as nossas fragilidades, mais conseguimos nos enxergar de uma forma inteira e mais nos tornamos fortes.

Então, fique à vontade para liberar os seus sentimentos.
Chore a vontade!

Curiosidade: um ser humano chora cerca de 250 mil vezes ao longo da vida.

 

Autora: Katia Cristina Horpaczky é Psicóloga Clínica e Organizacional, Psicoterapeuta Sexual, Família e Casal, Especialista em Workshops Vivenciais e Jogos Organizacionais, Arte-Terapeuta, Practitioner em N.L.P. pelo Southern Institute of N.L.P. e pela Society of Neuro Linguistic Programming. Treinada com a metodologia de OUT DOOR TRAINING pela Dinsmore.

 


Rua Padre Bartolomeu Tadei, 500 - Jardim Santa Tereza - 13.311-020 - Itu/SP - clique aqui para ver o mapa

                                      Fone: (11) 4022-9494 - Fax: (11) 4022-9495
www.webcomarte.com.br
Copyright© - Prática Contábil Ltda. - Todos os direitos reservados