Regras de etiqueta no trabalho... gentilezas que podem mudar seu dia!
Todos os dias nossa tolerância, flexibilidade e boas maneiras são colocadas à prova no trabalho. Saber lidar com os imprevistos que acontecem, sair com charme de situações delicadas e passar uma imagem de profissional competente sem ser agressivo é hoje questão de sobrevivência nas empresas.
A idéia de simplificar as coisas com a desculpa da correria acabou eliminando pequenas atenções que podem fazer diferença quando se quer passar uma boa imagem.
O telefone celular, por exemplo, acabou entrando na vida profissional de tal forma que a vida particular das pessoas acabou sendo invadida pelas empresas e clientes, como se público e privado fossem uma coisa só.
Atenção e gentileza parecem coisas do passado, mas é o melhor marketing pessoal que existe, e é nisso que devemos investir para ter sucesso.
É matemática pura: se somos gentis, ajudamos e somos pacientes com quem convivemos no trabalho, recebemos em troca agradecimentos, disponibilidade, boa receptividade e ajuda quando preciso.
Para saber se isso é mesmo verdade, é só arriscar e colocar em prática algumas regrinhas de etiqueta:
- Use o "Bom Dia" com um sorriso e cumprimente a todos os que encontra chegando no trabalho. Não tenha preguiça, fale com vontade.
- Não economize no "Obrigado", seja para o ascensorista, para o porteiro, ou qualquer pessoa que colaborou com o seu trabalho ou serviu você.
- Ouça com empatia. De forma geral, as pessoas ouvem o que as pessoas falam com a intenção apenas de responder e não de compreender o que está sendo dito.
- Não deixe ninguém esperando; se não puder ou não quiser atender, seja assertivo e diga: "Lamento, hoje não vou poder atender".
Pequenas delicadezas deixam resíduos e acabam sendo lembradas. Portanto, investir em cortesia e boas maneiras ajuda na construção da imagem profissional e traz grande prazer quando somos recompensados.
Autora: Lícia Egger Moellwald
|