Nunca faça isso:
01 - Chamar o cliente de bem, benzinho, amor, meu anjo, querido, gato, amorzinho.
02 - Demorar para atender ao telefone. Não deixe tocar mais que três vezes para atender.
03 - Pedir para o cliente se acalmar dizendo: "O senhor está muito nervoso".
04 - Negar algum pedido, dizendo: "Não podemos fazer nada, é norma da casa".
05 - Deixar o cliente esperando por muito tempo. O ideal é não deixá-lo esperar. Se for inevitável, explique o motivo.
06 - Interromper a fala do cliente. Evite a todo custo a interrupção da fala do cliente. Ele a percebe como uma intromissão, uma indelicadeza sua. Deixe-o desabafar.
07 - Prometer e não retornar a ligação.
08 - Pedir ao cliente para ligar depois ou mais tarde. Isso é uma barbaridade que não pode ser feita de modo algum.
09 - Não estar preparado sem conhecer as informações sobre o produto ou serviço que está vendendo.
10 - Gritar ou falar alto com o cliente. Mesmo que ele o faça. Nada justifica uma atitude dessas. O cliente pode até perder a paciência, quem atende jamais!
Retirado do livreto "Saiba conquistar mais clientes", elaborado pelo Sincomércio, Sindilojas e Secom.
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