Mapa do Site Busca Sites Úteis Serviços Contato Home Setores

 

 

 

Computador: O primeiro pesava 30 toneladas e foi construído em 1946 por técnicos da Universidade da Pensilvânia. Tinha seis metros de altura e 17.468 válvulas. Fazia 5 mil somas por segundo (100 mil vezes mais lerdo que o Pentium).

Internet: Há 44 anos, o americano Paul Baran imaginou uma rede de computadores interligados. Em 1969 surge o ARPAnet, ligando centros de pesquisas. Em 1981 permitindo acesso a estrangeiros. No início do século 20 uma troca de cartas podia levar seis meses ou mais.

Filtro de Papel: O coador de pano deixava passar pó de café. A Alemã Mellita Bentz experimentou coar num papel mata-borrão. Patenteou o invento em 1908.

Esferográfica: Estalo do Húngaro Ladislau Biro, em 1937. Com ajuda de um técnico e um irmão químico, pôs tinta dentro de um tubo plástico. Na ponta, encaixou uma esfera de metal que, ao girar, distribuía tinta uniformemente pelo papel. A esferográfica dividiu por mil o preço da caneta.

Gillette: O vendedor de rolhas King Gillette, certo dia ouviu de um amigo, inventor da tampinha de garrafa descartável a seguinte frase: "Venda uma coisa que o freguês usa e joga fora". Ele voltará para pedir mais. Fazendo a barba, King pensou: Para que uma navalha tão grande? Encomendou uma laminazinha a um mecânico. Em 1901, surge a Gillette Safety Company. Hoje 2 bilhões de pessoas cortam ou aparam a barba diariamente. Nem precisa dizer o tamanho do faturamento deste que virou um dos maiores conglomerados do mundo.

Avião: O truque está nas asas, abauladas em cima. Quando o avião entra em movimento, o ar que passa sobre as asas percorre distância maior que o ar que passa sob elas. O ar em cima das asas se torna mais rarefeito, "mais leve", e o avião sobe. O invento encurtou a viagem à Europa de 40 dias para 10 horas.

Antibiótico: Por séculos nossos ancestrais usaram pão mofados em ferimentos infeccionados. Estavam certos. Em 1928, o escocês Alexandre Fleming notou que o mofo, numa cultura de estafilococos, havia destruído essas bactérias. Deu ao extrato de bolor o nome de penicilina.

Ônibus: A Jardineira é nossa. Em São Paulo, em 1924, Luís e Fortnato Grassi, imigrantes italianos, lançaram veículo para 12 passageiros. O bagageiro no teto, com seu cercadinho,  lembrava uma jardineira. Nome que o povo deu ao nosso primeiro ônibus.

Histórias de sucesso:

- Com a queda nas vendas, dois irmãos donos de uma fábrica de cestas para garrafão estavam preocupados com o plástico que abarrotava seu estoque. Resolveram então fabricar sandálias de plástico. Foi assim que os irmãos Grendene criaram a "Melissa".

- Desesperado porque sua empresa estava mal, o dono de uma gráfica foi até a igreja rezar por dias melhores. Seu pedido foi atendido imediatamente: percebendo a igreja lotada de fiéis, ele teve a idéia de imprimir folhetos com a oração do Santo da Paróquia: Santo Expedito. Começou produzindo centenas de santinhos, que viraram milhares e hoje são milhões. E a procura cresce a cada ano.

-  Um morador de uma cidade americana tinha dificuldade para receber o sinal de televisão. Decidiu então por conta própria, instalar uma antena no alto de uma montanha. E depois passou a vender o sinal para os vizinhos por meio de cabo. Estava criada a TV a cabo.

- Um gordo que não conseguia abotoar sua próprias roupas criou o zíper.

- Um funcionário da Henkel teve uma idéia de produzir cola em estado sólido, enquanto esperava sua esposa se vestir para saírem. Quando ouviu ela dizer "só falta passar o batão", ele teve um estalo. No dia seguinte foi correndo contar ao chefe sua idéia de produzir cola em bastão. Estava criada a "Cola Pritt".

- Uma secretária, cansada de seus erros de datilografia, improvisou uma tinta branca para escondê-los. E criou o "Liquid Paper".

- De uma das piores crises econômicas da história nasceu um dos produtos de maior sucesso de todos os tempos: "O Banco Imobiliário". Criado durante a grande depressão americana, o jogo fez muito sucesso porque trabalhava com a fantasia de acumular bens e enriquecer rapidamente.

- Também nos anos 30, uma superprodução de café fez o preço internacional da saca despencar. O Brasil, maior produtor da época, teve uma idéia brilhante: Encomendou à Nestle, que já fabricava o leite em pó, que fizesse também o café solúvel. Surgia o Nescafé.

- Uma empresa americana fabricante de copinhos de água não conseguia vender sua produção. Ouvindo os clientes, descobriu a razão: as pessoas queriam copos descartáveis, mas não a água. Decidiu então vender apenas os copinhos. "Assim nasceu a Dixie".

- No auge da segunda guerra mundial, a fábrica da Coca-Cola na alemanha deixou de receber o xarope para fazer o refrigerante. Teve que se virar com o que tinha na mão. Foi criada a Fanta, que logo depois conquistou o mundo.

- Seus devedores não pagam você por falta de dinheiro ? Pense em outras formas de receber o débito. Em 1948, um empresário no Brasil aceitou receber como pagamento de uma dívida,  uma máquina de fazer esponjas de aço. Com ela, fundou a BomBril.

- A "toalha de papel" nasceu de um erro na produção do papel higiênico. Iam jogar tudo fora quando alguém teve a brilhante idéia de aproveitar as sobras.

- Um vendedor estava micado com grandes rolos de lona. Observando os homens que trabalhavam nas minas, percebeu que eles precisavam de uma roupa resistente para trabalhar. E decidiu fabricar calças. Foi assim que Levi Strauss criou o jeans.

- Se voce acredita realmente no seu projeto, coloque dinheiro do próprio bolso para o projeto resistir. No final dos anos 70, nos Estados Unidos, dois amigos decidiram vender seu único bem, uma perua, para bancar seu sonho. Apesar da reprovação das famílias e de colegas, eles montaram uma fabriqueta de computadores na própria garagem onde ficava o carro. "Foi assim que nasceu a Apple".

- No final dos anos 70, um executivo da Sony imaginou que as pessoas gostariam de ouvir música caminhando. Como o rádio era muito pesado para isso, ele decidiu criar o rádio portátil. O homem era o próprio fundador da empresa e sua invenção era o "walkman".

- No final do século passado, um sujeito desempregado achou um jornal de economia num parque e viu uma oportunidade de investir em ações. Foi assim que Aristóteles Onassis começou seu império.

Esqueça um pouco os especialistas, as pesquisas e livros técnicos. Fale com o povo. É para ele que voce vende seu produto e é também dele que depende o futuro de sua empresa.


Fontes de consulta e pesquisa: Gazeta Mercantil, Valor Econômico, Folha de São Paulo, Veja, Exame, Conjuntura Econômica, Suma Econômica, O Estado de São Paulo e acervo próprio.


Elaborado por José Carlos Fontes - Contabilista e Administrador de Empresas. Sócio fundador da Executiv Informática Ltda.

 


Rua Padre Bartolomeu Tadei, 500 - Jardim Santa Tereza - 13.311-020 - Itu/SP - clique aqui para ver o mapa

                                      Fone: (11) 4022-9494 - Fax: (11) 4022-9495
www.webcomarte.com.br
Copyright© - Prática Contábil Ltda. - Todos os direitos reservados