Mapa do Site Busca Sites Úteis Serviços Contato Home Setores

 

 

 

Saiba qual o melhor método para o ambiente de trabalho

Podemos dizer que a vida é um grande jogo?
Jogar é viver e é uma grande oportunidade criativa para encontrar com a gente mesmo, com o outro e com o todo. A partir disso, o "jogo" passa a ser conseqüência de nossas visões, ações e relações em todos os âmbitos, principalmente no trabalho.

No trabalho existem dois "estilos" básicos de jogo:
Cooperação - que é o jogar com o outro.
Competição - que é jogar contra o outro.

Vamos começar refletindo em cada um dos estilos - Cooperação e competição.

Cooperação
É quando as pessoas ou grupos combinam as suas atividades juntas para conseguir realizar um objetivo comum, de tal maneira que o êxito de alguma das partes concorra para um maior êxito das demais, esse é o processo social de cooperação.

Competição
Quando uma pessoa ou um grupo tem como objetivo um melhor resultado em relação à outra pessoa ou grupo, é gerada a oposição. Esta poderá resultar em competição ou conflito. Muitas das escolhas, comportamento e atitudes que temos conscientes ou inconscientes, têm suas raízes no mito da "natureza competitiva" do Homem. Para o físico Fritjof Capra (1982) "a agressão excessiva, a competição e o comportamento destrutivo, são aspectos predominantes apenas dentro da espécie humana; eles têm que ser tratados em termos de valores culturais, em vez de procurar explicá-los pseudocientificamente como fenômenos intrinsecamente naturais".
Podemos, então, dizer que o comportamento cooperativo é um aspecto fundamental do "interesse social", e que somente através da cooperação e agindo como um valioso e cooperativo membro da sociedade, que podemos superar nossas limitações e sentimentos de inferioridade.

Por outro lado, uma falta de cooperação e um conseqüente sentimento de inadequação, são as raízes de todos os estilos de vida neurótica, inadequada e inadaptado. Qual estilo de jogo vamos desempenhar depende somente de nós.

Hoje as empresas e as organizações já possuem esta visão e estão investindo em "Formação de Equipes de Trabalho".
Investir no potencial e na cooperação é um processo que envolve autoconhecimento, restauração da auto-estima e autodesenvolvimento, levando as pessoas a contribuírem conscientemente para a construção de organizações mais saudáveis.

Quais têm sido nossas escolhas?
E os seus efeitos?
O que está por trás delas?
Podemos mudar?

Mesmo quando é óbvio que a cooperação é a melhor estratégia, traz melhores resultados e produz bem estar, muitas pessoas, infelizmente, ainda preferem competir a cooperar. Está lançado o desafio.

Transforme tudo que você viveu em sentimentos positivos, buscando novos nascimentos para que você tenha conquistas, alegrias e comemorações!!!

Autora: Katia Cristina Horpaczky é Psicóloga Clínica e Organizacional, Psicoterapeuta Sexual, Família e Casal, Especialista em Workshops Vivenciais e Jogos Organizacionais, Arte-Terapeuta, Practitioner em N.L.P. pelo Southern Institute of N.L.P. e pela Society of Neuro Linguistic Programming. Treinada com a metodologia de OUT DOOR TRAINING pela Dinsmore.

 


Rua Padre Bartolomeu Tadei, 500 - Jardim Santa Tereza - 13.311-020 - Itu/SP - clique aqui para ver o mapa

                                      Fone: (11) 4022-9494 - Fax: (11) 4022-9495
www.webcomarte.com.br
Copyright© - Prática Contábil Ltda. - Todos os direitos reservados