Mapa do Site Busca Sites Úteis Serviços Contato Home Setores

 

 

 

Que a rotina muitas vezes nos deixa cansados e reflexivos não se pode evitar, mas, e quando do nosso lado existem pessoas que só reclamam do trabalho e da vida? Como podemos agir para não sermos contagiados?

Os famosos colegas tóxicos existem em todas as empresas e eles possuem, quase sempre, as mesmas características apatia, vivem reclamando de tudo e nunca estão satisfeitos. Questionar as ações na empresa é diferente de colega tóxico, que sempre vê algo negativo em tudo e sempre dá um jeito de te deixar desconfortável.

Para Margareth Signorelli, coach de relacionamento e terapeuta EFT, é necessário colocar limites e barreiras. “Se você percebe que uma pessoa é inconveniente, é necessário falar que não gosta das atitudes dela e dizer que não permitirá mais que ela se comporte assim. Quando uma pessoa não te respeita, diga que não permitirá que isto aconteça. Você não vai mudá-la, mas vai ensinar os seus limites mostrando até onde ela pode ir”, explica.

Caso a pessoa continue a se portar ou fazer as mesmas coisas de antes, você deve cortá-la e dizer o motivo. “Se afaste, pois os bons relacionamentos são de troca equilibrada e não dos que roubam sua energia, enfraquecendo-o”, enfatiza a especialista.

Como ajudar o colega a converter o pessimismo em otimismo
Segundo Margareth, isso é um trabalho muito delicado em que os profissionais levam anos para conseguir fazer com que uma pessoa pessimista mude o seu modo de ser. “O que eu recomendo é fazê-lo sempre ver o outro lado de cada situação em que ele mostre seu pessimismo e ensiná-lo que, em cada obstáculo que ele encontrar, ao invés de expressar seu lado negativo e perguntar ‘Por que isto acontece comigo? ’, dizer: ‘O que é que eu tenho que experimentar com esta situação?”, conta a coah.

No primeiro exemplo a pessoa estava na energia da vítima e no segundo na energia de aprender a crescer desenvolvendo sua resiliência.

Porque mantemos pessoas tóxicas por perto?
Todos os relacionamentos são trocas de energia. Cada conexão nos alimenta com poder ou nos suga, drenando nossa energia. Energiza-nos ou rouba nossas forças.

Se você revisar todos os seus relacionamentos por esta perspectiva, ficará fácil saber quais relacionamentos são tóxicos. “São as conexões que nos fazem perder nosso poder pessoal. Na verdade, o único tipo de relacionamento tóxico é aquele que rouba a sua energia”, explica Margareth.

Para Margareth existem três motivos para você entender porque está mantendo um relacionamento tóxico: medo, culpa ou obrigação. “Então, você tem que se questionar e entender quais são os seus motivos e trabalhá-los em você. Ninguém muda o outro, mas se você mudar, o outro muda também”, conclui.


Autora: Samara Teixeira - Portal Carreira & Sucesso

 


Rua Padre Bartolomeu Tadei, 500 - Jardim Santa Tereza - 13.311-020 - Itu/SP - clique aqui para ver o mapa

                                      Fone: (11) 4022-9494 - Fax: (11) 4022-9495
www.webcomarte.com.br
Copyright© - Prática Contábil Ltda. - Todos os direitos reservados