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Toda empresa, por mais liberal que seja, pede que seus funcionários mantenham a etiqueta, seguindo algumas normas básicas de comportamento. Há muitos erros simples na maneira de se portar dos profissionais e muitas vezes eles nem percebem que estão errando.

O ranking dos principais erros de conduta nas empresas, feito pelo diretor geral do portal de empregos Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, traz atrasos, mentiras e desrespeito à hierarquia nas primeiras posições. Grinberg afirma que os atrasos são tão comuns em algumas empresas que as pessoas acabam não considerando chegar tarde como um erro. “Caso o atraso seja inevitável, é de bom tom se desculpar e ficar até um pouco mais tarde para compensar”, sugere o diretor.

Dentro do ambiente de trabalho todas as ações devem ser pensadas com cuidado. Hábitos como abusar da infra-estrutura da empresa (telefone, fax, copiadora) para uso pessoal são condenáveis. “Se precisar fazer ligações pessoais, faça-as preferencialmente no horário de almoço e, caso vá deixar o celular ligado durante o expediente, deixe-o somente no modo silencioso. O toque do celular pode atrapalhar a concentração dos demais funcionários”, explica o diretor geral.

O e-mail deve ser dividido: um exclusivo para temas relacionados ao trabalho e outro para questões pessoais. Piadas e correntes ficam proibidas em e-mails profissionais. Além disso, segundo a consultora de etiqueta Cláudia Matarazzo, deixar de responder correspondências é falta de educação: o prazo máximo para retorno é de 48 horas.

Um ambiente com várias pessoas trabalhando precisa ter harmonia na convivência. “Conversas paralelas, risadas e brincadeiras fora de hora são inconvenientes e incomodam quem está por perto, podendo até criar constrangimentos. É necessário tratar com respeito desde o chefe até os funcionários dos cargos menores da empresa”, informa Cláudia.

Além do respeito, deve haver também o mínimo de formalidade. O grupo de trabalho tende a se tornar como uma família e a convivência diária gera intimidade. Porém, essa intimidade não pode ser exagerada. “Deixe as fofocas e os segredos para fora do horário de trabalho”, recomenda a consultora.

A apresentação pessoal também é um quesito importante. Cada lugar tem seu próprio grau de tolerância quanto ao visual das pessoas, mas é recomendável exercitar o bom senso sempre. As regras costumam ser mais rígidas em grandes companhias e para quem visita clientes com frequência, porém, algumas são universais, como evitar decotes, minissaias, vestidos curtos, transparências, barriga de fora e trajes justos. O perfume também deve ser escolhido cuidadosamente: atenção com fragrâncias fortes e exageradas.

O funcionário que possui uma mesa própria de trabalho também deve ter cuidado com sua apresentação. Muitos objetos pessoais e desorganização passam uma imagem negativa. Além disso, lanches espalhados pela mesa também devem ser evitados. Se precisar fazer um lanche, dê uma pausa no trabalho para isso.

 



Fonte: CRC SP Online

 


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