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O mercado de trabalho está exigindo dos profissionais integração, agilidade e facilidade na comunicação entre seus funcionários. No entanto, em boa parte dos casos, o sucesso e empenho nestas tarefas esbarram na falta de bom-senso e de limites entre o que pode ou não ser feito e dito para os colegas da empresa.

Algumas atitudes, como fazer fofocas e ficar analisando o desempenho dos outros colegas no serviço prejudica, e muito, a imagem do profissional que tem esse "perfil". "Ninguém quer trabalhar com pessoas que fazem intrigas, manipulam os outros e estão todo o tempo fazendo "concorrência"." Estes funcionários são os primeiros a serem cotados quando há possíveis demissões. Os atos de cada empregado são observados sistematicamente pelo chefe ou pelo responsável do setor. Por isso, os que estão sempre no foco das fofocas são os mais visados na hora de serem dispensados.

Mas a melhor atitude, quando o trabalho for feito em equipe, é agir cautelosamente e saber ouvir a todos, sem preconceitos. Além, é claro, de saber se posicionar diante dos contratempos que surgirem. O profissional que mantém uma convivência amistosa pode chegar até a ser chefe.

1 - TRABALHO EM EQUIPE É FUNDAMENTAL
Independentemente do cargo que se ocupe, é preciso saber trabalhar em grupo, já que os bons resultados sempre nascem de atitudes em conjunto. No ambiente de trabalho, uns dependem dos outros. Se o funcionário não estiver disposto a colaborar com os colegas, certamente será o rompimento com o objetivo final e com isso, o grupo não chegará ao resultado desejado. Não se esquive neste tipo de união.

2 - NÃO SEJA ANTIPÁTICO
Ser simpático é muito útil no ambiente de trabalho. Você deve ser leal, cortês, amigo, e principalmente, humilde. Falar bom dia e cumprimentar todos os funcionários são atitudes que demonstram educação e respeito pelos demais. O fato de o trabalho exigir concentração do colaborador não significa que ele não possa ser cordial e abrir um espaço na agenda para ajudar os demais companheiros.

3 - EVITE A FOFOCA
Falar dos outros, ainda mais em ambiente de trabalho, é sempre a pior saída. Prefira dizer as coisas que te incomodam diretamente para o colega, isso evita que o comentário seja mal interpretado e passado de ouvido a ouvido por outros funcionários. Ao fazer uma crítica diretamente ao colega você impede que seu comentário chegue distorcido, o que pode gerar conflitos. Além disso, falar pelas costas e comentar sobre a vida alheia é uma atitude reprobatória.

4 - CULTIVE AMIZADES
Os melhores empregos não estão estampados nos classificados. É a partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho que você conseguirá construir uma rede de contatos que servirá, no futuro, para encaminhá-lo às melhores vagas. O importante é ser empenhado, cooperativo e nunca deixar uma má impressão nos lugares onde já trabalhou.

5 - JAMAIS APONTE OS ERROS DOS OUTROS
Pense: você é perfeito? Pois bem, antes de apontar o erro do outro, deve-se analisar a sua própria conduta e sua responsabilidade para o insucesso de um trabalho ou projeto de toda a equipe. É melhor ajudar a solucionar um problema do que criar outro maior em cima de algo que já deu errado. Errar é humano e não compete a você dizer quem acertou ou errou.

6 - OUÇA MUITO BEM TODOS OS COLEGAS
Os atritos no ambiente de trabalho vão sempre existir, mas ser compreensivo e tomar as rédeas das situações que se tornam tumultuadas antes que chegue ao chefe é a melhor atitude. Cada um tem um tipo de aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que não quer dizer que a qualidade dos afazeres seja melhor ou pior que a sua. O respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto do que qualquer briga. Equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes principalmente para a empresa como para o profissional.


Fonte: Revista Incorporativa

 


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